Produzimos mudas de maracujá Híbrido (IAC 275 e IAC 277) em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas – IAC a mais de 10 anos e a dois anos somos um dos 5 viveiros do País licenciados pela Embrapa para a produção de mudas do híbrido BRS Rubi do Cerrado. Produzimos nossas mudas em sacolas plásticas com mais de 1L de substrato comercial, isento de fungos de solo que prejudicam a cultura. Nossas mudas são produzidas em estufa protegida com tela antiafideos (anti pulgões) que transmitem as viroses na cultura e são entregues com 30 a 40 centímetros de altura, prontas para o plantio.
Híbridos que produzimos mudas:
Frutos de alta qualidade para o mercado de frutas frescas, maiores e mais pesados que os atualmente obtidos na maioria dos pomares;
- Polpa bastante suculenta, de cor alaranjada, representando cerca de 47% do fruto;
- Principal vantagem: alta produtividade média, 2 a 3 vezes superior à média nacional. A IAC 277 produz em torno de 40-45 t/há/ano, em condições de sequeiro, COM POLINIZAÇÃO MANUAL COMPLEMENTAR, que aumenta o enchimento dos frutos, o peso e o tamanho;
- A associação de alta produtividade com padrão superior de frutos permite agregar maior valor ao produto e reduzir o custo de produção por caixa;
- Dupla finalidade: cultivar desenvolvida para o mercado de frutas frescas, mas por ter casca menos espessa, elevado rendimento em polpa e alto teor de sólidos solúveis (15 a 17° Brix), pode ser utilizada também na agroindústria, como segunda opção de comercialização.
- Lançamento: em 1999, já testado e aprovado em todo o Brasil.
A cultivar IAC-Maravilha (IAC-275), selecionada por seu elevado rendimento industrial em função da casca fina, tem dupla finalidade: além de ser utilizada pela agroindústria, também vem sendo comercializado in natura, principalmente nos mercados que privilegiam o peso e não apenas o tamanho dos frutos.
Os frutos da IAC-Maravilha são do padrão 2A do mercado atacadista, com média de 180 g de peso. A produtividade anual média da IAC-Maravilha tem ficado em torno de 48 t/ha, quando se utiliza polinização manual complementar. A seleção para intensificação da coloração da polpa foi realizada para tornar o suco mais atraente, em termos comerciais. Desde o início do seu cultivo comercial, a IAC-275 atraiu muito o interesse da agroindústria pelo seu alto rendimento em suco: a polpa representa mais de 52% do peso do fruto.
Isso ocorre porque os frutos apresentam casca fina, com espessura inferior a 5 mm, e cavidade interna completamente preenchida, quando obtidos em pomares adequadamente polinizados. A polpa da IAC-Maravilha é de coloração alaranjada intensa, extremamente atrativa e aromá- tica, com teor de SST médio anual de 15 °Brix, podendo chegar a 18 °Brix dependendo da região e da época do ano.
Essas características são altamente interessantes para a agroindústria, que vinha operando com frutos apresentando SST ao redor de 13 °Brix e um rendimento de polpa em torno de 33%. Diante desse quadro, registrouse caso de uma indústria de suco de São Paulo, que estabeleceu um preço maior para frutos da IAC-Maravilha, visando a, principalmente, incentivar o plantio dessa cultivar.
Híbrido adaptado a altitudes que variam entre 376 a 1100m, podendo ser plantado em qualquer época do ano. Destinados ao mercado fresco e indústria.
Frutos amarelos brilhantes, com peso variando entre 120 e 350 gramas. A polpa representa 40% da fruta, de cor amarela forte com alto percentual de vitamina C. Brix entre 13 e 15 graus. Apresenta tolerância a bacteriose e Antracnose.
Híbrido de coloração vermelha ou arroxeada, com peso variando entre 120 e 300 gramas. Frutos destinados ao mercado de frutas frescas e indústria. A polpa representa 35% da fruta, de cor amarela forte com alto percentual de vitamina C. Brix entre 13 e 15 graus. As frutas roxas são procuradas para o mercado de exportação devido à sua qualidade. Apresenta tolerância a bacterioses, antracnose, virose e verrugose.
Híbrido adaptado a altitudes que variam entre 376 a 1100m. Produz durante o ano todo, porém a floração é maior no período seco. Frutos amarelos brilhantes, grandes, com peso variando entre 150 e 350 gramas. A produção pode ser destinada para o mercado fresco e também para a indústria. Excelente pós - colheita que garante maior tempo de prateleira e resistência ao transporte. Apresenta tolerância abacteriose, antracnose e virose.
Produzimos mudas de Maracujá Doce selecionadas pelo IAC